Desing Franz Galvão Piragibe junto à CVT »

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O teclado

   

    O primeiro contato fisico que temos com o computador é através do teclado e o mouse, é claro se desconsiderarmos o contato visual com o monitor. Esses perifericos são necessarios para a transmissão de dados, ou seja, possibilitam a comunicação entre usuario e computador. 
   Existem 46 teclas de fácil compreensão no teclado pois são as teclas que representam as letras e os numeros. também podemos identificar os acentos e é ai que precisamos começar a conhecer o teclado. Como acessar todos os acentos ?
    Existem três teclas que usamos para acessar as possibilidades de acentuação no teclado.  Shift e altGR  são as teclas que são responsaveis pela ultilização dos acentos e sinais, nos deixando com três possibilidades de acesso. toda tecla que fornece três possibilidades de acento ou sinais funcionam da seguinte forma; ao digitar somente a tecla sem pressionar nenhum outro botão tera acesso ao primeiro icone desenhado , geralmente descrito na parte inferior da tecla. caso resolva pressionar o botão SHIFT, descrito algumas vezes om uma ceta apontada para cima, terá um segundo sinal gralmente descrito na parte superior da tecla. para acessar o terceiro sinal temos o AltGr.
 
Vamos conhecer mais algumas teclas.


ENTER - A tecla Enter tem a função de finalizar a entrada de um dado ou comando. Em alguns teclados pode ser encontrado outra tecla com a mesma função: Return. fixa

      BACKSPACE (Voltar Espaço) - Para corrigir erros de digitação, apaga o caractere à esquerda do cursor.

SHIFT (Caixa Alta) - Pressione quando for digitar os caracteres da parte superior das teclas que possuem duas funções e para acentuar as palavras.

CAPS LOCK (Trava a Caixa Alta) - Quando acionada, uma "luz", acenderá indicando que as letras estão maiúsculas; quando você apaga a letra passa a ser minúscula.

NUM LOCK (Trava dos números) - Essa tecla ativa ou desativa o bloco numérico. Uma "Luz" acesa indica que o bloco está ativo. Quando desativado, as teclas com setas poderão ser utilizadas para movimentação do cursor.

PRINT SCREEN (Imprimir tela) - Joga para a área de transferência uma cópia da tela.

TAB (Tabulação) - Provoca a movimentação do cursor para a posição tabulada. Normalmente utilizada em editores de textos. Se pressionada em conjunto com atecla (SHIFT), inverte o sentido de movimentação.

SCROLL LOCK (Trava de Rolamento) - Essa tecla ativa ou desativa o controle de deslocamento vertical da tela em alguns aplicativos.

CTRL (Control) - A tecla de controle deve ser utilizada em combinação com outras teclas. Sozinha não tem função alguma.

ALT (Alternate) - Deve ser utilizada em combinação com outras teclas e dependendo do aplicativo em uso. Sozinha não tem função alguma.

ESC (Escape) - Normalmente utilizada para abandonar, cancelar ou encerrar a execução de um comando.

INS (Insert/Insere) - É usada para ativar ou desativar a inserção de caracteres na edição de um texto.

DEL (Delete/Apaga) - Usada para apagar o caractere que está na posição do cursor; também na edição de textos.

HOME (Início) e END (Final) - Também utilizadas em edição de textos, tem a função de posicionar o cursor no início e no final da linha ou do arquivo, dependendo do software em uso.

PG UP (Página Acima) e PG DOWN (Página Abaixo) - Normalmente utilizadas para trocar telas,(PG DN) remete para a próxima tela e (PG UP) para a tela anterior.

SETAS - Estas teclas movimentam o cursor no sentido indicado.

TECLAS DE FUNÇÃO - [F1], [F2], ... , [F12]: sua ação depende do programa. Sob o Windows, [F1] costuma estar reservada para acionar textos de ajuda.

Combinações de teclas dão acesso rápido a determinadas funções de programas. As teclas e são chamadas teclas de aderência, sendo neutras, ou seja, quando pressionadas isoladamente nada acontece. Quando são utilizadas juntamente com uma letra, a tecla deve ser mantida pressionada e apenas um toque deve ser dado na tecla da letra indicada. Os dois dedos devem se elevar juntos. Ambas geram códigos especiais, com funções variadas, dependendo do programa em uso.

Exemplos:


COPIAR: <Ctrl> e C 
COLAR: <Ctrl> e V
DESFAZER: <Ctrl> e Z
RECORTAR: <Ctrl> e X
acessar um menu: <Alt> e letra sublinhada do menu

Alguns teclados acompanham as necessidades do sistema operacional Windows e trazem teclas com duas funções novas. As duas teclas com o logotipo do Windows simulam um clique no botão Iniciar da barra de tarefas. A tecla que traz o ponteiro do mouse sobre um menu, solicita a abertura de menu flutuante pop-up do controle em foco, se ele existir.


O teclado pode, funcionalmente, ser dividido em seções:
  • o teclado principal, que contém as letras, os números e a maioria dos símbolos, além de algumas teclas especiais descritas adiante;
  • o teclado acessório, que traz uma redundâncias das letras, dos símbolos matemáticos e algumas outras teclas muito utilizadas; seu comportamento depende da tecla [NumLock] (no canto superior esquerdo) estar ativada (gera os números) ou não (gera as setas, [ins], [del], [home], [end], [PgUp] e [PgDn]);
  • o teclado central, que redunda as teclas do teclado acessório (pode ser usado quando [NumLock] está ativada);
  • o teclado superior, que contém teclas de função de [F1] a [F12] e algumas teclas especiais;
  • a tecla Esc, isolada e localizada acima e à esquerda.

0 comentários: